Opinião
Comunicação digital e marketing para PME em Portugal
Publicado em 26 de Fevereiro de 2025 em 17:05
Num mundo empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, as pequenas e médias empresas (PME) enfrentam desafios únicos, como recursos limitados e a necessidade de adaptação rápida às mudanças que os mercados enfrentam.
Claro que serei suspeita, mas parece-me por demais evidente que a comunicação digital e o marketing emergem como ferramentas estratégicas essenciais para enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades que o ambiente digital oferece.
Na tentativa de dar VOZ às PME portuguesas para potenciar o seu crescimento, gostava de analisar as oportunidades que a comunicação digital pode trazer, mas sempre em balanço também com os desafios. No contexto atual que vivemos, e que podemos prever para o futuro, a crescente polarização é a realidade e, como tal, só no equilíbrio vamos encontrar as soluções.
- De forma transversal, as ferramentas de marketing digital permitem que as PME alcancem um público e mercado mais amplos, indo além das limitações geográficas. Plataformas inequívocas nos dias de hoje, como as redes sociais, websites e de e-commerce, possibilitam a expansão do mercado-alvo de cada PME, permitindo que possam crescer através de novos clientes no país e até internacionalmente. É muito fácil compreender o potencial. No entanto, sabemos também que ambiente digital é altamente competitivo, com muitas empresas a disputar a atenção dos consumidores. As PME precisam de estratégias bem definidas para se destacarem e capturarem a atenção do seu público-alvo.
- Numa análise mais financeira e de efetividade de custos, quando comparada aos métodos tradicionais de marketing, a comunicação digital é mais acessível e oferece um retorno sobre investimento (ROI) mais elevado. Ferramentas como content marketing, SEO (Search Engine Optimization) e campanhas de e-mail marketing tendem a ser eficazes e a ter baixos custos. No entanto, na realidade portuguesa, é consensual que as PME enfrentam limitações de recursos financeiros e humanos, o que pode dificultar a implementação de estratégias de comunicação digital abrangentes. Outro ponto importante a destacar aqui é a falta de conhecimento especializado que também pode ser um obstáculo.
- Na vertente de envolvimento de stakeholders e do crescimento de bases relacionais e carteiras de clientes, as plataformas digitais permitem uma interação direta e contínua com os clientes e potenciais clientes. Redes sociais, blogues e fóruns são canais em que as PME se podem envolver com o seu público, receber feedback em tempo real e construir relacionamentos e comunidades mais fortes. No entanto, esta maior proximidade que a comunicação digital traz também implica a necessidade de uma gestão eficaz de crises, uma vez que os comentários negativos, ou crises de reputação, se podem espalhar rapidamente online, exigindo uma resposta rápida e estratégica para minimizar os danos.
- A customização tem vindo a afirmar-se como tendência de sucesso em todos os negócios e a comunicação digital possibilita a personalização das mensagens e ofertas, adaptando-as às necessidades e preferências dos clientes de forma ímpar. As ferramentas de análise de dados existentes ajudam a segmentar o público e a criar campanhas mais direcionadas e eficazes e, como tal, a aumentar os resultados dos negócios. No entanto, não podemos esquecer que a proteção de dados é também uma preocupação crescente no ambiente digital. As PME devem garantir que as suas práticas de comunicação digital estão em conformidade com as regulamentações de proteção de dados, como o RGPD.
- Por fim, é preciso reconhecer que uma das grandes vantagens da comunicação digital é a capacidade de medir e analisar o desempenho das várias iniciativas em tempo real, existindo ferramentas de análise que permitem que as PME ajustem as suas estratégias com base em dados concretos, otimizando os resultados. No entanto, a também rápida evolução das tecnologias digitais exige que as PME estejam constantemente atualizadas e a adaptação a novas ferramentas e plataformas pode ser desafiadora, especialmente para empresas com menos recursos.
Sabendo que corro o risco de repetição, em Portugal, as PME representam quase 99% do tecido empresarial, desempenhando um papel central no desenvolvimento económico do país. Contudo, a grande maioria ainda enfrenta desafios significativos na adoção de estratégias digitais eficazes. Para isso, as PME precisam de investir em planeamento estratégico, definir objetivos claros, identificar os seus públicos-alvo, escolher as plataformas adequadas e criar conteúdos relevantes e de qualidade. Parece fácil, mas não é. No entanto, é possível.
A formação contínua em áreas de marketing digital, gestão financeira e liderança será uma grande aliada para as PME ajudando os gestores a desenvolverem competências essenciais para enfrentar os desafios do mercado. Ao reconhecerem e valorizarem a importância da comunicação digital, as PME podem posicionar-se para prosperar num ambiente de negócios em constante evolução e fazerem a diferença.
Para mais informações consulte o programa Nova SBE Voice Leadership Initiative.