
Publicado em 19 de Março de 2025 em 16:42
O valor gerado pelas empresas depende cada vez mais da forma como gerem os clientes. Diversos estudos confirmam que uma gestão de clientes eficaz melhora diretamente o desempenho das organizações.
As empresas que apostam em estratégias sólidas de retenção crescem sustentadamente, maximizam o valor da sua base de clientes e reduzem os elevados custos de aquisição.
No contexto das Pequenas e Médias Empresas (PME), onde os recursos são limitados, uma gestão de clientes eficaz não é só uma vantagem competitiva, mas uma necessidade estratégica. Atrair clientes é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio é fidelizá-los, potenciar o seu valor a longo prazo e convertê-los em embaixadores das marcas. Para isso, as PME necessitam de abordagens centradas no cliente, apoiadas por lideranças fortes, culturas organizacionais alinhadas, dados e tecnologia.
Decidir apenas com base na intuição tornou-se demasiado arriscado. As PME que utilizam métricas para gerir a relação com os clientes conseguem prever comportamentos, melhorar a retenção e aumentar o valor do cliente ao longo do tempo. Uma gestão de clientes eficaz assenta na utilização de métricas-chave, entre as quais se destacam:
Ao incorporarem estas métricas na sua gestão diária e definirem indicadores de desempenho alinhados, as PME tomam decisões mais informadas, criando condições para relações mais duradouras e rentáveis com os clientes.
Diversos estudos confirmam que uma abordagem centrada no cliente melhora a satisfação, aumenta a retenção e promove o crescimento sustentável. Para delinear uma estratégia de Centralidade no Cliente, é necessário considerar cinco pilares essenciais:
Estes são os cinco pilares que compõem o CC Loop®, ilustrado na figura seguinte. Este referencial estratégico permite às empresas ajustarem continuamente a sua proposta de valor às necessidades dos clientes, promovendo um ciclo permanente de melhoria e personalização. Ao adotá-lo, as empresas melhoram a experiência do cliente, fortalecem a lealdade e asseguram um crescimento sustentável. Sendo de destacar o papel crucial da liderança comprometida e de uma cultura centrada no cliente, fatores essenciais para gerar diferenciação competitiva e definir uma rota de valor.
O crescimento sustentável das PME depende sobretudo da forma como gerem, retêm e geram valor com a sua atual base de clientes. As empresas que adotam estratégias estruturadas em métricas, cultura organizacional e experiências personalizadas, conseguem aumentar a retenção, reduzir custos de aquisição, maximizar o valor vitalício do cliente (CLV), criar experiências integradas que geram recomendações espontâneas, e, desenvolver uma rota de valor assente em relações mutuamente vantajosas com os clientes. Num mercado onde a diferenciação não está apenas no produto ou no preço, mas sobretudo na experiência e na relação com o cliente, as PME que apostam em estratégias diferenciadas tornam-se mais competitivas e resilientes.
Para mais informações consulte o programa Nova SBE Voice Leadership Initiative.