
Publicado em 02 de Abril de 2025 em 20:59
A transformação digital no contexto das Pequenas e Médias Empresas (PME) tem-se tornado num dos principais tópicos de debate no mundo dos negócios, na medida em que deixou de ser uma opção, para passar a ser uma obrigatoriedade para as que se querem manter competitivas, eficientes e merecedoras da escolha de clientes cada vez mais exigentes e informados.
Primeiro, há que esclarecer que se torna redutor encarar um processo de transformação digital como uma simples adoção de tecnologia, uma vez que não pressupõe fazer o mesmo usando soluções digitais, nem acrescentar software a um processo obsoleto. Implica, antes de mais, uma mudança cultural e estratégica (o que se faz e como se faz), que se deve refletir nas políticas de gestão, no funcionamento das organizações e na forma como é interiorizada pelos colaboradores, para que se tire partido de todas as possibilidades oferecidas pela dita tecnologia.
Embora esta transformação seja essencial para a competitividade das PME, existem alguns desafios que devem ser endereçados e impeçam o insucesso, nomeadamente:
Apesar dos desafios, as PME têm, ao mesmo tempo, a flexibilidade necessária para implementar mudanças de forma mais ágil, quando comparadas com grandes organizações. Isso torna a transformação digital um caminho possível, que oferece inúmeras vantagens, começando pela melhoria da produtividade e dos resultados operacionais, fruto da otimização de processos manuais e da automação de tarefas repetitivas. Por outro lado, pode proporcionar uma melhor experiência de consumo, seja por meio de chatbots, redes sociais ou e-mail marketing, na medida em que as PME têm acesso a mais informação e gerem o seu relacionamento com clientes e stakeholders, de forma mais rápida e eficaz. Outro benefício para empresas de menor dimensão é a entrada em novos mercados, através de e-commerce e ferramentas de marketing digital, que, de outra forma, lhes estavam vedados. A nível interno, a transformação digital tende a melhorar a comunicação, permitindo que as pessoas trabalhem de forma mais colaborativa, e dá acesso a um maior volume de dados, o que permite que os gestores tenham uma compreensão global dos seus negócios e tomem decisões mais informadas.
Para que a transformação digital seja bem-sucedida, é fundamental que as PME adotem uma abordagem estruturada, tanto ao nível da transformação (adaptação da estratégia e cultura organizacional) como da digitalização (adoção de soluções digitais em todas as áreas da empresa). O primeiro passo passa por envolver a liderança e desenvolver uma visão estratégica clara, que identifique os objetivos da transformação digital e como as tecnologias podem contribuir para os atingir. Em seguida, é necessário realizar um diagnóstico dos processos atuais e identificar áreas em que a digitalização pode trazer melhorias significativas. E a partir desse diagnóstico, a PME pode começar a adotar as tecnologias mais apropriadas e investir em formação, para garantir que todos estão preparados para as utilizar de forma eficaz.
Terão as PME perceção real dos passos e benefícios inerentes a um processo de transformação digital? Este é um dos temas explorados no programa de formação e mentoria, Nova SBE VOICE Leadership, que tem por objetivo capacitar gestores e decisores de 5.000 PME nacionais, em tópicos como Crescimento e Internacionalização, Gestão de Pessoas, Transformação Digital, entre outros. No âmbito do módulo de Transformação Digital, este programa apresenta-se como uma oportunidade para as PME adquirirem conhecimento e ferramentas, com vista a explorar todo o potencial da digitalização das suas operações e poder competir, em condições mais equitativas, com empresas de maior dimensão.
O salto digital não pode ficar apenas nas mãos das grandes empresas. O caminho para a sobrevivência das PME passa pela sua conversão em empresas digitais. Ignorar este facto significa ficar para trás e ver a concorrência prosperar.
E a sua PME, já está a fazer caminho?
Para mais informações consulte o programa Nova SBE Voice Leadership Initiative.